PREVINE
  • Home
  • Inscrição
  • Inscrição Realizada 1
  • Inscrição Realizada 2
  • Pagamento
  • Apresentação
  • Programação
  • Local
  • Español
  • English
Menu
  • Início
  • Apresentação
  • Cronograma
  • Programação
  • Local e Hospedagem
  • Contato
  • Facebook

APRESENTAÇÃO

O II CONGRESSO INTERNACIONAL DE PREVENÇÃO DOS PROBLEMAS RELACIONADOS AO USO DE DROGAS (PREVINE 2017) acontecerá, na cidade de Florianópolis (SC) de  6 a 8 de agosto de 2017. Realizado em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça e Cidadania (SENAD-MJC), visa reunir pesquisadores, acadêmicos, profissionais, gestores públicos e sociedade civil. Organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),  tem por temática, em sua sua segunda edição, “As várias faces da violência na relação com o uso de drogas”.

A proposta desse evento deve ser pensada em toda sua complexidade, a fim de evitar a reprodução de simplificações, como a mera associação direta da violência decorrente  do uso da droga, sem necessariamente ter em vista os seus possíveis determinantes. Assim, faz-se necessário, no âmbito dessa proposta, considerar o que se define por violência estrutural, a saber: um conjunto de processos socioculturais, econômicos e políticos, que reproduzem e perpetuam desigualdades, tais como as de gênero, sociais e étnicas, as quais estão, em grande medida, na base de vulnerabilidades psicossociais relacionadas à questão do abuso de drogas. Nessa perspectiva, as interfaces com a violência são múltiplas.

Podendo variar desde suas instâncias mais macrodeterminadas, os horizontes do tema em pauta são, verdadeiramente, amplos e compreendem a um  só tempo: a violência urbana – aqui relacionada ao tráfico de drogas e aos acidentes de trânsito, que atualmente ceifam mais vidas do que muitas guerras pelo mundo -; a violência comunitária – envolvendo grupos em conflito nos diversos territórios -; e como as facetas da violência doméstica e interpessoal, cujos impactos na vida intrafamiliar podem implicar inúmeras formas de hostilidades, seja contra a mulher, seja contra crianças, adolescentes e mesmo idosos. Tal contexto estrutural traz consigo desdobramentos, como o encarceramento em massa, cujas ferramentas de seletividade penal se sustentam em clivagens de renda, classe social e cor, além de políticas de higienização dos centros urbanos,que atingem populações expostas, por exemplo, à situação de rua.

Em uma perspectiva de integralidade e intersetorialidade, a prevenção dos  problemas relacionados ao uso de álcool e de outras drogas e a promoção da  saúde requerem  identificar e atuar sobre os determinantes sociais que tornam alguns grupos mais suscetíveis à violência. Gênero, orientação sexual, classe social e a questão étnica são condições relacionadas à maior vulnerabilidade e demandam a articulação de ações de proteção social, de educação, de cultura, de saúde e segurança, visando à  tessitura de redes de serviços, programas e políticas públicas que rompam com a lógica da reprodução da violência e manutenção da exclusão social ao trançar fios de amparo psicossocial sustentados em princípios de bioética e direitos humanos.

O PREVINE 2017 busca, por conseguinte, não só compartilhar conhecimentos e experiências práticas que abordem a temática em pauta, mas também propiciar um espaço para a reflexão acerca de  vários outros aspectos das práticas no campo AD. Pretende-se, como esse evento,impulsionar debates, articular pesquisas e subsidiar políticas públicas que fortaleçam a cidadania, os laços sociais e as redes comunitárias e de serviços, bases para uma sociedade com menos violência.

EQUIPE

COMITÊ CIENTÍFICO

Adriana Pinheiro Carvalho (Secretaria de Saúde do Distrito Federal)
Ana Regina Noto Faria (UNIFESP)
Andrea Gallassi (UNB – FCE – Campus Ceilândia)
Andréa Leite Valerio (Doutoranda UNB)
Denis Roberto da Silva Petuco (FIOCRUZ – RJ)
Daniela Ribeiro Schneider (UFSC)
Eroy Aparecida da Silva (UNIFESP)
Francisco Inacio Bastos (FRIOCRUZ)
Guilherme Peres Messas (Santa Casa – SP)
José Hermogenes Moura da Costa (UNIVASF)
Josiane Rosa Campos (USP Ribeirão Preto)
Larissa de A. Nobre-Sandoval (Flame)
Laura Cavalcanti de Farias Brehmer (UFSC)
Luiz Guilherme Mendes de Paiva (Prefeitura Municipal de São Paulo)
Marcelo Dalla Vecchia (Departamento de Psicologia / UFSJ)
Maria Gabriela Gurubeto Godoy (UFRGS)
Maria Inês Gandolfo (UNB)
Maria Lucia O. Souza Formigoni (UNIFESP)
Maria Terezinha Zeferino (UFSC)
Marcos Antônio Lopes (UFSC)
Maurício Fiore (PBPD & Cebrap)
Pollyanna Fausta Pimentel de Medeiros (SENAD)
Raquel Turci Pedroso (Ministério da Saúde)
Samia Abreu (UFES)
Sandra Djambolakdjian Torossian (Unisinos)
Sheila Murta (UNB)
Tadeu Lemos (UFSC)
Tarcísio Matos de Andrade (UFBA)
Telmo Ronzani (UFJF)
Yone Gonçalves de Moura (UNIFESP)
Zila van den Meer Sanchez (UNIFESP)

COMISSÃO ORGANIZADORA

Coordenação Geral
Prof. Luciano Patrício Souza de Castro (UFSC)
Profa. Eleonora Milano Falcão Vieira (UFSC)

Coordenação do Comitê Científico
Laura Cavalcanti de Farias Brehmer (UFSC)

Secretaria do Evento
Diego Luiz Warmling
Douglas Garcia
Elaine Reis
Paulo Otávio Andrade Oliveira D’ Tôlis

Desenvolvimento de Identidade Visual e Website
Alexandre Garcez Nunes
Alexandre Oliveira
Isabel Wermuth

Realização

 

Copyright 2017 PREVINE 2017 – II Congresso Internacional de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas

Copyright 2017 PREVINE 2017 - II Congresso Internacional de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas
Scroll to top